O que é empréstimo na conta de luz?
Desde 2019, existe no mercado a possibilidade de se fazer um empréstimo com débito em conta de consumo. Essa modalidade permite que você pague a prestação do seu empréstimo junto a sua conta de luz.
Isso quer dizer que as parcelas do empréstimo serão descontadas mensalmente por meio da fatura da sua conta de luz. Dessa forma, o valor da parcela do empréstimo será somado ao consumo de energia da sua residência no mês e você pagará as duas de uma vez. Por exemplo:
- Se você normalmente gasta 60 reais de luz e fez um empréstimo que totalizou 1 000 reais (já com os juros e taxas inclusas) para pagar em 10 parcelas de 100 reais, quer dizer que durante dez meses sua fatura será de 160 reais (60 reais de consumo de energia + 100 reais referente ao dinheiro emprestado).
É importante ressaltar que a parcela máxima do empréstimo é, normalmente, limitada a duas vezes o valor médio da conta de energia elétrica. Isso ajuda a minimizar a possibilidade de inadimplência.
Como funciona empréstimo na conta de energia?
Agora que você já sabe o que é essa modalidade de empréstimo, deve estar se perguntando como funciona o empréstimo na conta de luz.
A primeira informação que você deve ter é que, mesmo sendo destinada a um público com renda menor, essa linha de crédito exige que o tomador tenha uma conta bancária. Isso porque o dinheiro emprestado é depositado na conta do titular.
Para conseguir contratar o empréstimo na conta de luz é necessário ter mais de 21 anos e menos de 79 anos e estar com as contas de consumo em dia. Quem estiver com atraso nas faturas precisa regularizar a situação antes de solicitar o crédito.
Outro ponto de atenção é a localização da residência, pois o empréstimo na conta de luz ainda não é realizado em todo o território brasileiro. Mas se você mora em São Paulo, no Rio de Janeiro, no Ceará, em Goiás ou no Rio Grande do Sul, essa é uma possibilidade.
Outros estados podem, em breve, disponibilizar essa modalidade de empréstimo e não somente em conta de luz, como também nas faturas de telefone e de água. Algumas empresas especializadas em empréstimo com débito de consumo já estão estudando a possibilidade de ampliar a atuação com concessionárias desses serviços.
Qual o valor máximo de empréstimo na conta de luz?
Cada empresa que realiza esse tipo de empréstimo em conta de consumo apresenta um limite de valor diferente para emprestar. Mas, geralmente, a quantia oferecida parte de 500 reais e pode chegar até R$ 2.500 reais.
Sobre o prazo para pagamento, ele pode variar entre três a 18 meses.