O que é Empréstimo Consignado INSS?
O Empréstimo Consignado INSS é uma modalidade de empréstimo oferecida exclusivamente para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Nesse tipo de empréstimo, as parcelas são descontadas diretamente do benefício do segurado, antes mesmo de ele receber, o que garante maior segurança ao banco ou instituição financeira que concede o empréstimo.
Vantagens / Diferenciais




Portabilidade
Por meio da portabilidade de consignado para beneficiário do INSS, é possível transferir o empréstimo de uma instituição financeira para outra e conseguir melhores condições de pagamento, como taxas por exemplo. O empréstimo consignado é uma das modalidades mais buscadas no mercado de crédito.
Contrato Novo
Você sabe o que é crédito consignado? É uma solução de crédito disponível para aposentados e pensionistas do INSS, onde as prestações são descontadas diretamente do benefício. Ele pode ser utilizado para realizar viagens, reformas, projetos pessoais e até mesmo na resolução de imprevistos do dia a dia.
diretamente do benefício do segurado, antes mesmo de ele receber, o que garante maior segurança ao banco ou instituição financeira que concede o empréstimo.
Refinanciamento
O refinanciamento de empréstimo, também chamado de “refin”, é a possibilidade de trocar um empréstimo antigo por um novo, com o refinanciamento é possível alterar prazos e valores contratados.
diretamente do benefício do segurado, antes mesmo de ele receber, o que garante maior segurança ao banco ou instituição financeira que concede o empréstimo.
Cartão RMC
A RMC é uma forma de cartão de crédito consignado em que o valor mínimo da fatura é descontado automaticamente do benefício previdenciário, oferecendo taxas de juros mais baixas em comparação com os cartões tradicionais.
Benefícios
ESPÉCIE 21: Pensão por morte.
A pensão por morte é um benefício previdenciário concedido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aos dependentes de segurados que faleceram, seja por motivos naturais, acidentais ou doenças. Os dependentes podem ser cônjuges, companheiros, filhos menores de idade, filhos inválidos ou outros dependentes previstos em lei. Para solicitar a pensão por morte, é necessário apresentar documentos que comprovem o óbito do segurado e a relação de dependência.
Quanto aos benefícios consignáveis, estes são descontos automáticos autorizados pelos dependentes em seu benefício previdenciário, para o pagamento de empréstimos, financiamentos, planos de saúde, entre outros. Os descontos são feitos diretamente na pensão por morte, facilitando o controle das finanças pessoais e garantindo o cumprimento das obrigações financeiras.
ESPÉCIE 32: Aposentadoria por invalidez.
A aposentadoria por invalidez é um benefício concedido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aos trabalhadores que, por motivo de doença ou acidente, se tornam permanentemente incapazes para o trabalho. Para ter direito à aposentadoria por invalidez, é necessário passar por uma avaliação médica realizada pelo próprio INSS, que irá atestar a incapacidade total e permanente para o trabalho. Não é necessário ter uma idade mínima para requerer este benefício, mas é imprescindível comprovar a incapacidade por meio de exames médicos e documentação adequada.
Quanto aos benefícios consignáveis, estes são descontos automáticos autorizados pelo beneficiário em seu benefício previdenciário, para o pagamento de empréstimos, financiamentos, planos de saúde, entre outros. Os descontos são feitos diretamente na folha de pagamento do beneficiário, facilitando o controle das finanças pessoais e garantindo o cumprimento das obrigações financeiras.
ESPÉCIE 42: Aposentadoria por contribuição.
A aposentadoria por tempo de contribuição é um benefício concedido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aos trabalhadores que alcançam o tempo mínimo de contribuição exigido pela legislação previdenciária. Atualmente, no Brasil, não existe uma idade mínima obrigatória para se aposentar por tempo de contribuição, sendo necessário apenas comprovar o tempo de serviço. O tempo mínimo de contribuição exigido varia de acordo com o perfil do trabalhador e o regime previdenciário ao qual ele está vinculado.
Quanto aos benefícios consignáveis, estes são descontos automáticos autorizados pelo beneficiário em seu benefício previdenciário, para o pagamento de empréstimos, financiamentos, planos de saúde, entre outros. Os descontos são feitos diretamente na folha de pagamento do aposentado, facilitando o controle das finanças pessoais e garantindo o cumprimento das obrigações financeiras.
ESPÉCIE 41: Aposentadoria por idade.
A aposentadoria por idade é um benefício concedido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aos trabalhadores que atingem uma certa idade e contribuíram para a Previdência Social por um período mínimo. No Brasil, atualmente, a idade mínima para requerer a aposentadoria por idade é de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres, além de um tempo mínimo de contribuição de 15 anos. No entanto, é importante ressaltar que esses requisitos podem variar dependendo de legislações específicas ou em casos de aposentadoria rural.
Quanto aos benefícios consignáveis, estes são descontos automáticos autorizados pelo beneficiário em seu benefício previdenciário, para o pagamento de empréstimos.
OUTRAS ESPÉCIES ATENDIDAS:
07 / 08 / 52 / 78 / 81 / 04 / 06 / 33 / 34 / 51 / 43 / 44 / 45 / 46 / 47 / 48 / 49 57 / 72/ 82 / 01 / 03 / 23 / 57 / 28 / 29 / 55 / 84 / 02 / 05 / 92 / 93 / 22 / 26 / 37 / 38 / 54 / 56 / 58 / 59 / 60 / 89 / 96 / 11 / 12 / 30 / 40 / 10 / 85 / 86 / 87 / 88 / 13 / 15 / 25 / 31 / 36 / 76 / 47 / 48 / 68 / 79 / 80.
Cartão Benefício
Ele funciona de forma semelhante a um cartão de crédito, mas com algumas características importantes: a principal delas é que o pagamento das despesas feitas com o cartão é descontado diretamente do benefício do INSS, o que geralmente resulta em taxas de juros mais baixas do que as dos cartões de crédito convencionais.
Dúvidas Frequentes
As taxas de juros variam de acordo com a instituição financeira e o tipo de empréstimo, mas geralmente são mais baixas do que em outros tipos de empréstimos devido à garantia da aposentadoria ou pensão.
Os documentos comuns incluem RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de renda (extrato do INSS), e, em alguns casos, documento que comprove o vínculo com o INSS.
O valor máximo do empréstimo é determinado com base na margem consignável disponível, que é uma porcentagem do valor do benefício mensal. Geralmente, pode ser de até 35% do valor do benefício.
O prazo máximo varia de acordo com a instituição financeira e o valor do empréstimo, mas geralmente pode chegar a 72 meses (6 anos).
Sim, desde que a soma das parcelas dos empréstimos não ultrapasse a margem consignável de 35% do benefício.
Sim, geralmente é possível antecipar o pagamento do empréstimo, e isso pode reduzir o valor total a ser pago em juros.
Sim, podem haver multas e juros adicionais por atraso no pagamento, dependendo do contrato firmado com a instituição financeira.